A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em parceria com a Prefeitura Municipal de Mata Grande está realizando um mutirão no município, visando atender os pacientes com suspeita de dengue .Mais de 150 pessoas tem apresentado os sintomas por isso desde a última sexta-feira (16), está sendo feita a coleta de sangue dos pacientes verificar se a doença é dengue ou não.
De acordo com a Sesau o material coletado está sendo encaminhado também para o instituto Evandro Chagas, no Pará, que é referência do Ministério da Saúde para a detecção da febre chikungunya. Só com a conclusão dos exames e apresentação dos resultados, que devem ficar prontos no mínimo em 20 dias, ficará comprovado ou não se os pacientes examinados foram vítimas da Chikungunya.
O município alagoano de Mata Grande faz divisa com Pernambuco onde já foram registrados casos de febre Chikungunya, por isso a preocupação dos órgãos de saúde em monitorar esses pacientes.
A Sesau alerta a população que é fundamental ficar atenta à presença de sintomas que possam sinalizar a suspeita de febre Chinkungunya.Durante a fase aguda, a Chikungunya provoca febre alta, que surge de repente, acompanhada de dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações, erupções na pele e conjuntivite.
As dores nas articulações podem ser fortes a ponto de impedir os movimentos, e pode continuar por meses, mesmo depois do fim da febre. Ela não apresenta uma variação hemorrágica, como a dengue.
Febre Chikungunya 
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Por: Redação