Um menino indiano ficou com as mãos enormes por conta de um inchaço incomum em seus membros.
As mãos de Kaleem, de 8 anos, pesam 8 quilos cada e medem 33 centímetros, da base da palma até a ponta do dedo médio.
O menino não é capaz de realizar tarefas básicas, como amarrar os cadarços dos sapatos, e vive sendo intimidado por conta de sua condição.
Ele disse: “Eu não posso ir para a escola porque o professor diz que outras crianças têm medo de minhas mãos. Muitos deles usam minha deformidade para me intimidar. Eles diziam: “vamos bater no garoto com as mãos grandes.”
Ele acrescenta: “Acho difícil colocar minhas roupas, abotoar minha camisa e puxar para cima as calças. Mas eu não sei se quero que médicos operem minhas mãos. Eles teriam que me deixar inconsciente e me cortar.”
O menino diz que tem medo da injeção, e se a cirurgia fosse de pequeno porte, não se importaria.
Seus pais, que ganham apenas 56 reais por mês, foram desesperadamente tentar encontrar ajuda para o filho – mas sem sucesso.
Sua mãe, Haleema, de 27 anos, disse que sabia que ele era diferente ao nascer, mas ficou impotente e não conseguiu lhe ajudar. “Quando Kaleem nasceu, sua mão estava com o dobro do tamanho das de um bebê normal”, disse ela.
“Suas mãos eram grandes e os dedos eram longos. Inicialmente os punhos eram pequenos, mas eles começaram a crescer bem e os dedos também continuaram crescendo,” continuou ela.
Seu pai, Shamim, de 45 anos, que trabalha como operário, está preocupado se o filho nunca conseguirá ser independente, e se culpa por não ganhar dinheiro suficiente.
“Ele tem dificuldade para se alimentar sozinho, porque o punho não se dobrar corretamente – por isso temos que alimentá-lo”, disse Shamin, que possui outros filhos que não sofrem da mesma condição.
“Usando dois dedos, ele é capaz de pegar algumas coisas como um copo de água para beber. Queremos levá-lo ao hospital, mas houve momentos em que o dinheiro era tão pouco que minha esposa foi obrigada a pedir esmola. Nesse tipo de situação financeira, receber tratamento para Kaleem ficou difícil,” disse ele.
“Mesmo quando eu tentei colocar Kaleem na escola, o diretor me disse por escrito que a escola não seria responsável se as outras crianças tivessem medo de suas mãos ou intimidassem e rissem dele,” prosseguiu o pai.
O casal só agora foi capaz de levar o menino a um médico local para uma avaliação, mas suas esperanças de uma cura instantânea foram frustradas.
Dr Ratan, diretor do hospital local, disse: “Pelo meu conhecimento, esta é uma condição extremamente rara. Eu não vi um caso em revistas médicas ou na internet, onde apenas as mãos cresceram para um tamanho tão grande. Até que tenhamos feito o teste genético apropriado, não seremos capazes de dizer exatamente o que está causando essa deformidade.”
Ele disse que, apesar dos crescimentos das mãos, Kaleem está com boa saúde – com bom funcionamento dos pulmões e do coração.
Só que por conta do crescimento contínuo das mãos, ele pode sofrer aumento da pressão sobre o sistema cardiovascular, correndo o risco de morrer cedo.
Dr. Krishan Chugh, chefe de Pediatria do Fortis Instituto de Pesquisa state-of-the-art Memorial, em Gurgaon, perto de Delhi, também ficou perplexo depois de analisar fotografias e vídeo.
No entanto, ele acredita Kaleem pode estar sofrendo de linfangioma ou hamartoma – que são tratáveis.
Ele acrescentou: “Esta condição parece muito rara e eu vi algo como isso antes, mas sem exames médicos e testes adequados não estou 100 por cento certo sobre o que é”.
Linfangioma é uma condição do sistema linfático, que causa a inflamação extrema resultando em massas pastosa, formada em certas partes do corpo.
Hamartoma é um tipo de tumor benigno ocorrido quando o organismo produz tecido em excesso.
Depois de ouvir dos médicos, os pais de Kaleem renovaram o otimismo de que algo pode ser feito para o filho, e estão redobrando seus esforços para levantar o dinheiro para ele.
“Tentamos vários lugares, sem soluções até agora”, disse Shamim. “Mas tenho a sensação de que há uma maneira de obter os recursos para dar ao meu filho uma vida normal,” finaliza.
Fonte: Daily Mail e Mirror
0 Comentários